RINOPLASTIA

(Cirurgia do Nariz)

A Rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos com finalidade estética mais procurados, principalmente por pacientes que julgam o próprio nariz inestético ou desproporcional em relação a própria face.

A busca pela beleza é algo natural do ser humano. O nariz é uma das estruturas mais visíveis da face, e por vezes, alterações no formato e tamanho do mesmo, entram em desarmonia com o rosto.

Algumas alterações estéticas, como por exemplo o nariz torto, podem acarretar queixas funcionais como a obstrução nasal. Por este motivo, é de grande importância a avaliação estético-funcional em conjunto, quando indicamos a Rinoplastia.

Indicações e Avaliação Inicial

A cirurgia plástica do nariz objetiva harmonizar o nariz com a face. Para obtermos resultados satisfatórios levamos em consideração as características de cada paciente, como por exemplo a raça, idade, espessura da pele, entre outros fatores.

A proporção facial (terços e quintos faciais), tamanho e posicionamento dos olhos, tamanho da boca, distância entre o nariz e a boca, medidas do dorso e projeção nasal, angulação em relação a face, são alguns dos vários critérios que consideramos para programação cirúrgica de uma Rinoplastia.

Avaliação Funcional

É realizada com base nas queixas obstrutivas nasais ou de outros sintomas, como por exemplo a sinusite de repetição. Para tanto nos valemos da Tomografia de Seios da Face e da Nasofibrolaringoscopia.

Além do desvio septal e da sinusite crônica, avaliamos alterações anatômicas como por exemplo a disfunção das válvulas nasais (interna, externa e óssea) e queixas de rinite, que comumente estão associadas a obstrução nasal.

Consulta Pré-operatória

Nesta consulta avaliamos as características faciais, sempre levando em consideração as queixas do paciente. O paciente é fotografado para documentação cirúrgica.

Exames clínicos e laboratoriais são essenciais para a realização da rinoplastia, como hemograma, coagulograma, exames para avaliação da função renal, eletrocardiograma e se necessário, avaliação cardiológica pré-operatória.

Fatores como tabagismo e o uso continuo de medicações são discutidos e orientados, pois podem alterar o resultado final ou mesmo impedir a realização da Rinoplastia.

Programação Cirúrgica

A técnica cirúrgica indicada é individualizada para cada caso, podendo ser utilizado acesso aberto ou fechado, com utilização de enxertos de cartilagem ou não. O tempo cirúrgico é de aproximadamente 3 horas, podendo variar de acordo com a complexidade de cada nariz.

Focamos na reconstrução das estruturas nasais alteradas, sempre associando o bom funcionamento nasal ao resultado natural e esteticamente satisfatório.

Dia da Cirurgia

• Vir com um acompanhante;
• Comunique ao médico em caso de gripe, resfriado ou indisposição;
• Ficar em jejum absoluto - sólidos e líquidos - pelo período de 8 horas que antecedem o horário da cirurgia e cafeína por 12 horas;
• Manter a medicação que habitualmente toma, exceto aqueles medicamentos que interferem na coagulação do sangue, nos sedativos, na anestesia e na adrenalina, e que serão restritos pelo médico;
• Evitar bebidas alcoólicas durante os dois dias anteriores à cirurgia e cigarro(fumo) durante, pelo menos, 30 dias que antecedam a mesma. 
• Não usar esmalte ou base em pelo menos uma das unhas das mãos;
• Levar para o hospital blusa aberta na frente, com botão ou zíper, pois não poderá passar nenhuma veste pelo rosto.

© 2019 by Dr. Danilo Dias l  Cirurgia Plástica