laser co2

(Procedimento não cirúrgico)

O que é?

O laser CO2 é um procedimento responsável por modificar a aparência da pele, rejuvenescendo sem que haja a necessidade de intervenções cirúrgicas. Ele consiste em um laser que age em relação à água da pele, promovendo sua evaporação, que ao cicatrizar promove a produção de colágeno, diminuindo, também, diversos tipos de cicatrizes e manchas.

Como funciona?

O Laser CO2 consegue atingir toda a superfície aplicada. Ele atua como uma alta potência, que penetra a pele profundamente, em suas várias camadas, deixando-as mais íntegras.

É utilizado um aparelho que transmite feixes de luz, que entram em contato com a superfície desejada, e em contato com as moléculas de H2O do organismo, absorvem energia e, ao atingir uma temperatura de 100º Celsius, evaporam, retraindo a pele.

Através desse processo de retração os sinais de envelhecimento começam a ser combatidos. Esse procedimento também é muito conhecido pelo termo de dermoabrasão, que age no combate às cicatrizes e manchas de pele.

Essa reação do organismo estimula, também, a formação do neocolágeno, deixando a pele mais firme e renovada, diminuindo sua flacidez.

Por seu processo de disparo de microfeixes, algumas partes da pele não são atingidas, o que auxilia o processo de cicatrização das demais, servindo de ponte, reestruturando o tecido. Quando eliminada a parte da pele lesada, estimula-se a formação de um novo tecido, eliminando manchas, rugas e até mesmo olheiras.

Quais as principais indicações para o uso do Laser CO2?

Nem todos os pacientes estão indicados para a utilização do Laser CO2, e existem alguns casos específicos que devem ser analisados para sua realização.

Antes de qualquer coisa, a avaliação médica é muito importante. Nenhum procedimento médico e estético pode ser realizado sem o prévio consentimento e indicação médica. No caso do Laser não é diferente. Por ser um procedimento minimamente invasivo, muitas pessoas acreditam que é possível e têm necessidade de realizar a aplicação.

Fique de olho! Todo e qualquer procedimento para elevação da autoestima deve ser muito bem avaliado de acordo com as nossas necessidades, principalmente físicas. Um corpo e rosto bonitos são aqueles que te fazem mais feliz.

Quanto tempo duram as aplicações e resultados?

 técnica com utilização do laser pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente, assim como seus resultados, quando falamos em manchas solares, por exemplo.

Uma sessão de laser pode levar de 20 a 45 minutos, dependendo da necessidade da região e também, resistência da paciente. É importante levar em consideração que cada corpo reage de uma maneira, e apesar de ser indolor, o tratamento deve ser realizado com cautela para prevenir resultados indesejados.

Em alguns casos, serão necessárias também certa quantidade de sessões para o resultado final. Normalmente pode ser indicadas de 3 a 6 sessões. No entanto, este número pode variar para menos, sempre de acordo com avaliação médica.

Os resultados podem ser vistos com apenas duas semanas, mas os resultados finais ocorrem depois de 6 meses, quando a pele finaliza seu processo de reconstrução.

Cuidados após a realização do Laser CO2?

Essa técnica apesar de ser fundamental para rejuvenescer a pele, e mesmo não sendo um procedimento cirúrgico como o Lift Facial, depende de cuidados especiais que devem ser seguidos para resultados eficazes e prolongados.

O uso do filtro solar é a indicação principal para proteger a pele dos raios UVA e UVB – raios ultra-violetas, responsáveis por desenvolver os maiores problemas de pele, dentre eles, o câncer de pele. Apesar de serem raios invisíveis em algumas épocas do ano, eles estão sempre presentes, apresentando radiação que penetram profundamente a pele, provocando o envelhecimento das células da epiderme.

Apesar dos raios UVB penetrarem superficialmente, eles também são os grandes causadores de manchas de pele, devido à exposição solar, que quando não tratada devidamente, podem se tornar reincidentes, sendo necessária nova realização do laser.

Além dos cuidados com filtro solar, o médico responsável pelo procedimento, também deverá indicar alguns cuidados com óleos especiais ou cremes hidratantes.

Devido a sensibilidade em que a pele é exposta, é muitíssimo importante evitar o sol forte nos primeiros 15 dias, mesmo que a paciente que se submeta ao tratamento possa retornar às suas atividades comuns.

Um cuidado importante, logo após a aplicação do laser, é a utilização de compressas de geladas para alívio de um possível ardor que pode acontecer.

VOLTAR

© 2019 by Dr. Danilo Dias l  Cirurgia Plástica