tumores e sinais

(Procedimento não cirúrgico)

Excisão de Tumores e Sinais

Excisão é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas.

 

Em casos de câncer de pele, além da lesão, é removido um pedaço de pele normal ao redor da lesão, chamado margem de segurança. A largura desta margem de pele normal removida depende de fatores como o tipo de câncer de pele, tamanho do tumor e sua profundidade.

 

A excisão cirúrgica é o tratamento padrão-ouro para o câncer de pele, ou seja, é sempre a primeira opção para a retirada do tumor, podendo depois ser combinada com outros tratamentos, como a radioterapia ou pomadas imunomoduladoras.

Indicações

A excisão cirúrgica simples é indicada para remover o câncer de pele que tem margens bem delimitadas. Lesões mal delimitadas podem requerer procedimentos cirúrgicos mais sofisticados.

Preparo para a cirurgia

Seu cirurgião pode fazer algumas recomendações pré-cirurgia:

  • Parar de tomar certos medicamentos: deixe seu cirurgião saber de quaisquer medicamentos ou suplementos que você está tomando, incluindo remédios para afinar o sangue, como a varfarina ou ácido acetilsalicílico

  • Alguns suplementos alimentares (como cápsulas de alho, gingko biloba) e vitamínicos (como a vitamina E) também podem interferir na coagulação após a cirurgia, por isso certifique-se de que seu cirurgião sabe sobre esses também

  • Continue a tomar quaisquer medicamentos de prescrição (principalmente para diabetes e pressão alta) conforme as instruções, a menos que seu médico lhe diga o contrário

  • Use roupas confortáveis: é recomendável usar roupas que não sejam muito apertadas e sejam fáceis de vestir, para não ter nenhum incômodo.

 

Como é realizada

A grande maioria dos casos de excisão de tumores da pele pode ser feita ambulatorialmente, sob anestesia local. Nestes casos, você provavelmente não precisará trocar a suas roupas, mas dependendo do local do câncer o médico ou enfermeiro pode solicitar a troca por um avental cirúrgico.

 

Antes da excisão de pele, o enfermeiro ou médico limpa a área a ser operada, delimitando-a com uma caneta especial. É aplicado um anestésico local na pele, de forma que você não sinta nada durante o procedimento.

Antes da incisão, pode ser feita uma curetagem da área, ou seja, a raspagem da pele. Isso pode facilitar a retirada de tumores maiores.

 

É feito um corte na pele com um bisturi ao redor da lesão de câncer de pele visível, juntamente com uma margem de tecido aparentemente saudável. No geral, usa-se uma margem de 1 cm para carcinomas e de até 2 cm para melanomas, em todas as direções.

Tempo de duração do procedimento

A duração da cirurgia depende muito do tamanho e quantidade que será retirado e a possibilidade de ter alguma complicação. O médico poderá lhe informar melhor sobre o tempo de cirurgia para o seu caso.

VOLTAR

© 2019 by Dr. Danilo Dias l  Cirurgia Plástica