cirurgias masculinas

(Procedimentos cirúrgicos para qualidade de vida)

Ginecomastia redutora

Ginecomastia é a presença de mamas com características femininas no homem. A causa pode ser genética, alteração hormonal ou maior sensibilidade da glândula mamária ao hormônio feminino (sem haver alteração hormonal). Ela pode ter um aumento tanto da glândula, quanto da gordura em volta da glândula ou ambos simultaneamente. O problema também pode ser ocasionado pelo uso excessivo de álcool e drogas. Independentemente da causa, a maioria dos homens com ginecomastia sofre por ter "mamas" com formato feminino.

Além do tamanho aumentado, a ginecomastia também pode ser caracterizada por mamas masculinas assimétricas. A cirurgia de correção pode, portanto, ser feita em apenas uma mama ou nas duas. É importante que o paciente esteja em seu peso ideal – pois a mama também possui boa quantidade de gordura – e certo em relação à escolha do procedimento.

A cirurgia pode ser feita a partir dos 18 anos, quando o desenvolvimento das mamas masculinas já está completo. Porém, pode ser realizada em crianças, nas quais sejam detectados grandes complexos que prejudiquem seu desenvolvimento psicossocial e afetivo.

A ginecomastia redutora pode ser realizada com anestesia local e sedação ou geral, e pode levar, em média, de uma a duas horas. O tempo de internação varia de 12 a 24 horas, dependendo do tipo de anestesia utilizado.

Prótese peitoral

A aparência de uma pessoa é definida pelas formas e contornos de seu corpo. Entre os homens, existe a ideia de que grande parte da masculinidade está na região peitoral, e, por isso, são estes os músculos nos quais desejam maior definição. Porém, em alguns casos, danos decorrentes de um acidente ou de determinadas condições de saúde podem dificultar a melhora da área apenas com exercícios. As próteses peitorais são concebidas para alterar a aparência do peito.

A região pode ser aumentada por implantes, isoladamente, ou em conjunto com a transferência de gordura corporal, dependendo das mudanças desejadas e da disposição da gordura. Os implantes são sólidos, flexíveis e macios dando a sensação de musculatura peitoral bem desenvolvida e tonificada.

As próteses são colocadas de tal modo que não se movimentem e os músculos que as rodeiam vão se esticar, acomodando-as confortavelmente ao longo dos meses seguintes. Desse modo, os movimentos musculares não deverão ser afetados.

Lipoaspiração e Contorno corporal

A forma ideal para o corpo masculino é a atlética, com ombros e tórax largos, abdômen tonificado e área estreita de quadril e de coxa. No entanto, à medida que o homem envelhece, as áreas de gordura tendem a se acumular em torno do abdômen, nas laterais (“pneuzinhos”), na área do peito (condição chamada ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico.


Em muitos casos, apenas a lipoaspiração efetivamente corrige estas áreas. Homens mantêm a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada que a das mulheres. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Homens que têm flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, optam por um procedimento de excisão tradicional (remoção cirúrgica da pele), além da lipoaspiração. A excisão também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada, principalmente, pelo tecido glandular e não pela gordura.

Redução de abdômen: A abdominoplastia pode ser a opção de homens que têm pele abdominal em avental (geralmente resultado de perda de peso maciça), músculos abdominais flácidos e/ou hérnias negligenciadas. A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura, comprimi os músculos da parede abdominal e reduz a cintura. Homens que se submetem à abdominoplastia são muitas vezes surpreendidos pelo longo período de recuperação. Alguns pacientes voltam a trabalhar até quatro semanas após a cirurgia. Homens com boa elasticidade da pele e com quantidade moderada de excesso de gordura abdominal podem se beneficiar da lipoaspiração.

Nos últimos anos, os cirurgiões plásticos têm desenvolvido formas de melhorar o contorno muscular com implantes estéticos. Implantes de panturrilha, originalmente desenvolvidos para restaurar o contorno da perna de vítimas de acidente e de poliomielite, agora são usados para dar plenitude estética à perna. Da mesma forma, os implantes peitorais, utilizados para construir o tórax de homens com síndrome de Poland, também podem ser usados para aumentar os músculos peitorais em homens saudáveis. 

Alteração das características faciais

Procedimentos estéticos tais como a cirurgia de pálpebras, cirurgia de nariz e implantes faciais são realizados, essencialmente, da mesma maneira em homens e mulheres. No entanto, é importante que seu cirurgião saiba se você almeja um visual mais masculino para suas características faciais − queixo com melhor projeção, maçãs do rosto mais salientes, nariz mais marcante.

Cirurgia facial

Se você está planejando se submeter à cirurgia facial ou à cirurgia no pescoço, o cirurgião irá avaliar toda a região da cabeça, do pescoço e do rosto.

Em geral, sabe-se que a pele do rosto masculino tem um suprimento mais rico de sangue que a pele do rosto feminino. Rostos masculinos sangram mais durante a cirurgia e tem risco maior de haver hematoma após a cirurgia. Ademais, qualquer cicatriz resultante de uma cirurgia é mais difícil de ser escondida nos homens, pois não usam maquiagem ou o corte de cabelo para camuflar a cicatriz, como muitas mulheres fazem.

O crescimento do cabelo e da barba desempenham papel fundamental no resultado. Se você é calvo ou tem queda de cabelo, talento artístico é necessário para esconder a incisão, especialmente na área da região temporal. Se pele do pescoço contendo pelos é trazida para trás das orelhas durante a cirurgia, você precisará raspar atrás das orelhas ou na parte de trás do pescoço.

No entanto, às vezes, a depilação a laser pode corrigir este problema. Certifique-se de discutir estas possibilidades com o seu cirurgião.

A área da papada, abaixo do queixo, também é uma preocupação para muitos homens. Em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema. Pacientes mais idosos podem requerer um lifiting cervical, com remoção do excesso de pele, e reposicionar os músculos do platisma. Estes músculos são geralmente mais espessos em homens que em mulheres, mas não representam um desafio maior para o cirurgião plástico.

Após as cirurgias

Os dias e semanas subsequentes à cirurgia são fundamentais para a obtenção de um bom resultado cirúrgico. Portanto, é essencial que você siga as recomendações de seu médico. Seguir as recomendações pode significar ausentar-se do trabalho por tempo adequado, usar bandagens ou malhas de compressão, descansar, não se expor ao sol, não ingerir álcool, não fumar, evitar atividade extenuante, exercício físico, esportes e até mesmo sexo.

VOLTAR

© 2019 by Dr. Danilo Dias l  Cirurgia Plástica